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Especialidades

Para iniciar o processo de intervenção da Versania Cuidado Infantil, a criança passa por avaliação multidisciplinar. Após a avaliação, serão traçados os objetivos terapêuticos, a frequência e especialidades para iniciar o tratamento. Os atendimentos são individuais.

Especialidades

Para iniciar o processo de intervenção da Versania Cuidado Infantil, a criança passa por avaliação multidisciplinar. Após a avaliação, serão traçados os objetivos terapêuticos, a frequência e especialidades para iniciar o tratamento. Os atendimentos são individuais.

Psicologia

A psicologia infantil um ramo das ciências psicológicas voltada para entender o funcionamento psíquico das crianças. Elas passam por vários estágios de desenvolvimento que impactam as suas ações e a percepção de mundo. Essa especialidade investiga e analisa o comportamento dessa faixa etária. Esta área inclui avaliar e entrever os quesitos de cognição, de percepção, de aflições emocionais, das condições sociais e, até mesmo, físicas.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional Infantil é uma área da saúde que trabalha com crianças para ajudá-las a alcançar seus maiores potenciais em atividades significativas e cotidianas. Os terapeutas ocupacionais trabalham com crianças em atividades significativas, como brincar, vestir-se, comer e escrever, para ajudá-las a desenvolver habilidades motoras, sociais, emocionais e de autocuidado.

Fonoaudiologia

É a ciência que atua na reabilitação da comunicação de crianças e adultos, que pode estar alterada por diferentes motivos, como autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva ou mesmo um atraso de linguagem sem nenhum outro fator associado. A terapia fonoaudiológica visa principalmente facilitar ou aprimorar a comunicação dos pequenos. Essa área também é responsável por cuidados da audição, da articulação da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura e escrita.

Fisioterapia

A fisioterapia pediátrica é indicada no tratamento de disfunções, recuperação de movimentos, tratamentos neurológicos, problemas respiratórios e tratamentos de lesões ortopédicas. O fisioterapeuta tem como objetivo trabalhar aspectos motores, sensório-motores, tônus global, tônus postural, coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, noção espacial, planejamento motor, esquema corporal e imagem corporal, bem como regulação sensório-motora.

Nutrição

A nutrição infantil é a área da nutrição focada na saúde e bem-estar de crianças. O trabalho de um profissional especializado na área começa ainda na gravidez da mãe, passando pelos primeiros dias de vida e seguindo até a adolescência. A intervenção do nutricionista deve ser baseada no respeito às necessidades nutricionais e nas preferências de cada fase da vida, também atua na seletividade e restrição alimentar, alergias e intolerâncias alimentares, na obesidade e entre outros.

Psicomotricidade

A psicomotricidade infantil é uma ciência que estuda a relação das funções motoras da criança com as funções psíquicas. Ou seja, a relação que existe entre o corpo e a mente. Assim, essa área busca entender e exercitar o estabelecimento das relações entre as habilidades cognitivas e motoras durante o desenvolvimento da criança. Ele se dá por meio do estímulo das explorações físicas, que contribuem para a criação da consciência corporal e para a formação da personalidade do indivíduo.

Educação Física

A educação física infantil especializada é mais uma ferramenta que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades na criança com Transtorno do Espectro do Desenvolvimento, em especial, no que cabe às aptidões sociais e motoras. Ela contribui com a melhora do condicionamento físico e saúde de seus praticantes. Assim, os exercícios podem contribuir para vencer as fragilidades que apresentam no equilíbrio, coordenação, flexibilidade e planejamento motor, e ainda é possível citar melhora na resistência, força, flexibilidade, manutenção e perda de peso.

Musicoterapia

A musicoterapia infantil é uma abordagem terapêutica que utiliza os elementos musicais para promover benefícios ao desenvolvimento cognitivo das crianças. O fazer musical é capaz de promover o foco, o relaxamento, o desenvolvimento motor. Trata-se, então, de um processo terapêutico de intervenção em que o profissional ajuda a promover a saúde utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem por meio delas.

Psicopedagogia

Psicopedagogia é a área de estudo que combina elementos da Psicologia e da Pedagogia com o objetivo de formular adequadamente métodos didáticos e pedagógicos. Por meio dos métodos psicopedagógicos é possível estudar o problema de aprendizado de um indivíduo de forma contextualizada.

Psiquiatria

Psiquiatria da infância e adolescência é uma subespecialidade dentro da psiquiatria com características muito particulares, quando o especialista realiza a avaliação da criança ou do adolescente, ele deve sempre considerar a faixa etária e o momento do processo de desenvolvimento que o paciente se encontra. Portanto é um médico especializado em diagnosticar distúrbios comportamentais ou de pensamento em crianças. Com seu conhecimento e experiência, os psiquiatras infantis podem oferecer soluções de tratamento ou planos para esses distúrbios que melhor ajudarão a criança em sua situação única.

Neurologia

Atende crianças com alterações neurológicas e avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos).

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