Saiba como controlar a diabete na terceira idade

Alimentação

Evite ficar longos períodos em jejum. Procure consumir algo de três em três horas, o que ajudará a controlar o apetite, o peso e, principalmente, na prevenção de quadros de hipoglicemia

Hidratação

Uma boa hidratação irá facilitar o funcionamento do intestino e também dos rins, entre muitas outras vantagens

Atividades físicas

Pratique atividades físicas. Faça caminhadas, natação, dança ou qualquer outra atividade prazerosa. Aos poucos deverá sentir os benefícios de manter-se ativo.

Metas

Procure manter-se dentro das metas. Faça o monitoramento da glicemia e realize os exames com regularidade. O controle dos níveis de açúcar do sangue ajuda na prevenção de complicações e na longevidade!

Alimentação ruim

Diminua o uso de sal dos produtos industrializados, principalmente os que têm sódio em excesso em suas formulações, tais como macarrão instantâneo, temperos, molhos prontos e sopas de pacotinho

 Alimentação saudável

Abuse de temperos como manjericão, salsinha, orégano, cominho, hortelã, sálvia, entre outros, assim como pães, cereais, raízes, tubérculos, frutas, verduras, legumes, carnes, aves, peixes e ovos

Atenção ao corpo

Fique atento aos sintomas quando a glicose está muito alta. É necessário pensar em formas de evitar complicações. Uma delas é olhar diariamente todas as partes do corpo.

‌Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Algumas das mudanças físicas ocorridas no corpo humano na terceira idade exigem atenção especial em fatores como paladar, apetite, visão, condicionamento físico e nutrição.

E, para ajudar no combate à monotonia alimentar, equilíbrio é essencial. Consumir equilibradamente produtos de todos os grupos alimentares faz a diferença.

Além de garantir mais vitalidade para o dia a dia, a adoção de uma rotina alimentar variada, colorida e balanceada auxilia na prevenção e no tratamento da diabetes e também de outras doenças.

Segundo o IDF (International Diabetes Federation), somente no Brasil 13 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade. Destes, um terço é de idosos. É de extrema importância redobrar os cuidados com a diabetes!

Recommended Posts