O perigo da pneumonia na terceira idade

Processo inflamatório

A pneumonia é um processo inflamatório que atinge os pulmões, geralmente causada por um agente infeccioso. Essa enfermidade pode ocorrer em qualquer idade, entretanto, é uma causa importante de mortalidade nas pessoas idosas.

Agentes infecciosos

A pneumonia começa a se manifestar quando vírus, fungos, bactérias ou até mesmo reações alérgicas, ou seja, agentes infecciosos, se instalam nos pulmões. Eles agridem a área dos alvéolos pulmonares.

Imunidade

Avanço da idade, imunidade naturalmente diminuída em idosos e a presença de outros problemas de saúde reduzem a capacidade do organismo em combater esses agentes invasores

Sintomas

Ao agredirem a área dos alvéolos pulmonares, os agentes infecciosos provocam sintomas como tosse com catarro, falta de ar, febre alta, falta de ar, entre outras.

Outros fatores

Diagnósticos tardios, doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes e problemas renais também são fatores bem influentes para a enfermidade, além da disfasia

Sintomas

Ao agredirem a área dos alvéolos pulmonares, os agentes infecciosos provocam sintomas como tosse com catarro, falta de ar, febre alta, falta de ar, entre outras.

Pode ser fatal

Em muitos casos a pneumonia em idosos pode ter consequências graves ou mesmo fatais.

Conte conosco

Nós, do Versania Seniors Club, reunimos os melhores especialistas em longevidade para uma experiência única a cada dia, visando ao bem-estar e à segurança dos nossos idosos. Entre em contato com nossos especialistas, informe-se e garanta a maior e mais bem-sucedida experiência em cuidados para a melhor idade.

Legenda: De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil oito em cada dez mortes causadas pela pneumonia aconteceram em idosos.

É muito importante que o idoso esteja em constante acompanhamento. Com isso é possível procurar por ajuda médica aos primeiros sintomas, visto que quanto mais rápido for iniciado o tratamento, menor será a chance de o quadro se agravar ainda mais.

Deve-se prevenir contra a pneumonia, mas não só contra essa enfermidade, mas também contra diversas outras doenças respiratórias. Assim, torna-se ainda mais importante tratar corretamente os resfriados, manter uma alimentação saudável, evitar a ingestão de álcool e cigarro, tomar as vacinas de maneira correta, manter a higiene bucal e ficar atentos a engasgos, entre outros cuidados.

Recommended Posts