Conheça os sinais e sintomas de desgaste no quadril em idosos

Artrose

Também chamada de “artrose do quadril”, trata-se de uma condição degenerativa que afeta a articulação do quadril, composta pelo osso da coxa, a também conhecida “cabeça do fêmur”, e pela cavidade na bacia, ou “acetábulo”.

Desgasta com os anos

Responsável por movimentos suaves e sem atrito, a cartilagem articular tem como função revestir as superfícies ósseas. Por uma série de motivos, com o passar dos anos essa cartilagem pode se desgastar, ocasionando o desgaste no quadril.

Quando ocorre

O desgaste no quadril ocorre quando há perda de espessura e integridade da cartilagem, o que faz com que fique áspera e irregular. Conforme aumenta o desgaste, os ossos ficam expostos e começam a se “esfregar” uns nos outros durante os movimentos. As consequências são dores, inflamações e outros danos.

Causas

A artrite é a causa mais comum de dores crônicas e disfunção no quadril. As formas mais comuns dessa enfermidade são osteoartrite, comumente relacionada à idade; artrite reumatoide; doença autoimune que causa inflamação e espessamento da membrana sinovial; e artrite traumática, causada por lesão ou grave fratura do quadril.

Sintomas

O principal sintoma da artrose no quadril é a dor. Geralmente é mais sentida na área da virilha e na frente do quadril, piorando quando o doente anda, fica sentado por longo período ou deita-se sobre o lado dolorido. Também podem surgir dores na região da coxa, na lateral da bacia, nas nádegas e se espalhar para a coluna lombar.

Mais sintomas

Outro dos sintomas é a rigidez articular, que causa dificuldades para mover o quadril, principalmente depois de longos períodos de repouso. O problema também pode levar à redução da capacidade de movimentação e à dificuldade em cumprir determinadas atividades, como, por exemplo, agachar, caminhar, subir escadas, cruzar as pernas e até calçar sapatos.

Ruídos, estalos e crepitação

Algumas pessoas acometidas pelo problema também podem ouvir ou até mesmo sentir um ruído, estalo ou crepitação ao movimentar o quadril devido à fricção entre os ossos ou ao atrito fora do normal no interior da articulação.

Incha, inflama e faz mancar

Inchaço, inflamação e claudicação, popularmente conhecida como “mancar”, são outros sintomas decorrentes do desgaste do quadril. A dor e a limitação dos movimentos podem levar a pessoa a mudar a marcha e mancar. Isso para aliviar a pressão sobre a articulação danificada.

Conte com a gente

Nós, da Versania Senior Club, contamos com estrutura moderna e equipe especializada para realizar a reabilitação pós-operatória de pessoas com mais de 60 anos. Entre em contato conosco, agende uma visita e venha desfrutar do melhor local de Curitiba para promoção da saúde na terceira idade.

Fonte: Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, UOL e Hospital Israelita Albert Einstein

O desgaste no quadril na terceira idade, uma das maiores articulações do corpo humano, é uma condição debilitante que impacta negativamente na qualidade de vida de muitos idosos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa é a de que a enfermidade acometa aproximadamente 10% dos homens e 18% das mulheres com 60 anos ou mais. Das pessoas com osteoartrite, 80% delas apresentam algum tipo de limitação de movimento.

A busca pelo tratamento adequado deve ser iniciada ao primeiro sinal de sintoma, com intuito de controlar a dor e atrasar a desenvolvimento da osteoartrite. Cuidando adequadamente do problema, os pacientes podem encontrar alívio e permanecer com a vida saudável e ativa.

Recommended Posts