Quais são os Riscos do Verão Para os Idosos?


Com a chegada do verão é importante estar atento para os riscos aos quais os idosos estão expostos. Confira no texto quais são esses riscos.

Os idosos são mais vulneráveis às complicações causadas pelas altas temperaturas. Desidratação, queda de pressão e indisposições alimentares e queimaduras são alguns dos problemas que chegam junto com o verão.

A desidratação ou perda excessiva de água do organismo é o distúrbio mais comum e o que deve ser mais evitado. Ela pode acontecer por vários motivos, como a menor capacidade de concentrar urina e reter líquido no organismo, menor sensação de sede, transpiração excessiva, entre outros.

Alguns quadros podem se tornar graves e apresentarem sintomas como queda de pressão arterial, tontura, perda da consciência e lesões em órgãos internos. Por isso, é importante se manter alerta e oferecer líquidos constantemente aos idosos.

Casos de diarréia e vômitos também são comuns em idosos nessa época do ano. Isso porque no verão, os alimentos se deterioram com mais facilidade e também estão sujeitos à contaminação por bactérias. 

Outro cuidado que merece atenção, é a exposição ao sol. A pele dos idosos geralmente é mais sensível, porque a passagem dos anos diminui a quantidade de água intracelular e isso os deixa mais propensos a queimaduras e até mesmo insolações.

E quais precauções podem ser tomadas?

Hidratar sempre!

Para evitar a desidratação é recomendado que os idosos bebam 30ml de líquidos para cada quilo de peso. Pode ser água, sucos, chás, água de coco ou isotônicos, o importante é que eles estejam bem hidratados sempre. As roupas devem ser leves e confortáveis e o ambiente deve estar sempre bem arejado, porque isso evita a transpiração excessiva.

Fuja do sol quente!

O horário ideal para tomar sol é até as 9h e após às 17h. E quando falamos em tomar sol, é o tempo suficiente para repor a vitamina D, coisa de 15 a 20 minutinhos, nada de ficar horas no sol. 

Use Protetor Solar.
Idosos devem receber hidratação constante por terem a pele mais sensível, é importante incluir também o uso de protetor solar, mesmo que não haja exposição ao sol. Sempre utilize proteção solar acima do fator 30.

Cuidado com a higiene e armazenamento de alimentos

Para evitar diarréias e vômitos e consequentemente desidratação, é necessário lavar sempre as mãos antes de manusear os alimentos, guardar alimentos perecíveis na geladeira e evitar consumir sobras do dia anterior.

E lembre-se, antes de realizar o uso de qualquer medicamento o idoso deve consultar o médico e receber a prescrição adequada para cada situação. 

Aqui no Seniors Club temos um time de profissionais cuidadores sempre atentos à saúde, cuidados e hidratação dos idosos, para que nossos hóspedes possam aproveitar o melhor do verão! 

Recommended Posts