Como evitar que pessoas idosas sejam vítimas de golpe


Os golpes financeiros contra idosos aumentaram 60% durante a quarentena. Saiba como evitar que pessoas idosas sejam vítimas de golpe e proteja quem você ama. Confira!

Ser vítima de um golpe aplicado por estelionatários costuma gerar muita culpa e constrangimento aos idosos. Por isso, em muitas ocasiões onde a pessoa cai em uma armadilha e acaba perdendo dinheiro e/ou objetos de valor, a decisão acaba sendo a de não registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.), mesmo ele sendo fundamental para o trabalho de investigação e prevenção dos crimes.

De acordo com o delegado Leonardo Carneiro, da Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga de Curitiba (DEDC), para a Gazeta do Povo, esses golpes podem sim ser evitados. Você só precisa explicar para o seu familiar idoso que ele não deve acreditar em situações onde existe a possibilidade de ganhar dinheiro fácil. 

“É a primeira coisa da qual a pessoa deve desconfiar, não existe negócio da China, não há ganho fácil e as negociações sempre apresentam algum problema”, alerta o delegado. Também é importante estar atento aos diferentes tipos de golpe que já existem e sempre desconfiar de novas armadilhas, policiais afirmam que a cada ano os criminosos vêm se tornando ainda mais criativos.

Conheça os principais golpes que tiram dinheiro de idosos

Os criminosos, em especial os estelionatários, estão sempre fingindo querer ajudar ou beneficiar alguém. Ser extremamente simpático e simples faz parte da estratégia que utilizam para enganar as pessoas, normalmente podem oferecer ou pedir ajuda, depende da situação. Veja abaixo os principais tipos de golpe que aplicam em idosos:

Bilhete premiado

O golpe do bilhete premiado já é um velho conhecido do brasileiro. Nessa situação, o criminoso aparenta ser uma pessoa humilde e afirma ter ganho na loteria ou ter uma indenização a receber no banco, mas não consegue receber esse dinheiro por algum impedimento, as desculpas costumam variar muito, pode ser porque não possui documentos ou até mesmo porque precisar viajar da cidade imediatamente.

Sendo assim, o golpista afirma que vai repassar o bilhete premiado à vítima em troca de um valor consideravelmente mais baixo. Após receber a quantia, o criminoso desaparece e a vítima percebe que foi enganada

Como se proteger?

Para evitar que essa situação aconteça com o seu familiar idoso, é importante explicar que propostas de dinheiro fácil não existem, é necessário desconfiar de propostas generosas, principalmente vindo de pessoas desconhecidas. Muitas vezes as histórias costumam ser emocionantes e inspiradoras, nos levam a acreditar que está sendo dito a verdade, mas no fim corremos o risco de ser enganados e perder uma quantia considerável de dinheiro.

Compra equivocada

O golpe da compra equivocada também é comum entre a população idosa. Através de um telefonema, o criminoso informa sobre uma compra de valor elevado que foi feita com o cartão do cliente. Nesse caso o idoso pode chegar a se assustar e acreditar que seu cartão foi clonado e ao tentar resolver a situação acaba informando dados e informações pessoais ao estelionatário.

Como se proteger?

A regra básica para se livrar de uma situação como essa é nunca confiar informações sobre cartão de banco e contas bancárias a pessoas que você não conhece. Evite confirmar dados através de ligações e diga que prefere resolver o assunto pessoalmente na agência bancária.

Processo judicial

Muito recorrente entre os aposentados, o golpe do processo judicial acontece através de uma carta ou telefonema que o idoso recebe em sua casa, no documento vem escrito que a pessoa ganhou uma causa na justiça, mas antes de receber o valor é preciso pagar os honorários do advogado. O idoso ingênuo e animado com a notícia do ganho, costuma realizar o depósito imediatamente e apenas quando não recebe nenhum retorno, percebe que caiu em uma armadilha.

Como se proteger?

A Polícia Civil sugere que antes de fazer qualquer pagamento, o idoso deve ser orientado a procurar informações sobre a existência desse processo. Além disso, contar com a ajuda de um advogado de confiança para verificar a veracidade dessas situações também é muito eficiente.

O número cada vez maior de idosos que utilizam a tecnologia como forma de comunicação, tem aumentado o número de golpes através de aplicativos de mensagens. Busque orientar o idoso que não clique em links enviados e que em caso de pessoas pedindo depósitos em nome de amigos ou familiares, sempre busquem se certificar de que estão falando realmente com o conhecido.

Ser vítima de um golpe é algo que pode acontecer com qualquer um, contudo, os idosos, principalmente aqueles aposentados, costumam ser o alvo preferido desses criminosos e estelionatários. Mas cair em uma armadilha como as citadas acima não é vergonha para ninguém, antes de se sentir culpado e enganado, procure a delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência, dessa forma, novas tentativas poderão ser evitadas.

Depois das nossas dicas sobre como não deixar que o seu familiar idoso caia em um golpe, ficou muito mais fácil de conhecer e saber orientar o comportamento em cada situação. Fique atento e explique ao seu familiar que é preciso desconfiar de ganhos fáceis e pessoas desconhecidas!

E como dica bônus, gostaríamos de alertar para um outro tipo de golpe. 

Até agora falamos apenas dos golpes praticados por pessoas desconhecidas, que são os mais comuns, mas não podemos ignorar as situações que envolvem pessoas próximas ao idoso.

Em alguns casos, pessoas contratadas como cuidadores se aproveitam do fato de estarem próximos ao idoso no dia a dia, para conquistar a sua confiança e aplicar golpes.

Não se pode prever quando isso irá acontecer. No passado era possível solicitar um atestado de antecedentes criminais antes da contratação, mas hoje isso não é mais possível devido a LGPD, que traz importantes benefícios sociais evitando a discriminação, mas dificulta a previsão de eventuais problemas e riscos para o idoso. 

Nesse caso, o ideal é que a família esteja sempre presente, atenta ao comportamento do cuidador e do idoso e oriente o familiar que comunique caso receba um pedido de dinheiro do funcionário.
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