Conheça 3 maneiras de aumentar a autonomia do idoso

Preservar a autonomia do idoso é muito importante quando se busca qualidade de vida e bem-estar. Imagine chegar à velhice sem perder a capacidade de tomar decisões ou de realizar atividades do cotidiano.

Mesmo quem não gosta de pensar no envelhecimento sabe que esse seria o cenário dos sonhos para a terceira idade. Mas manter a independência do idoso não é tão complicado como muitos imaginam, algumas atividades e cuidados básicos já podem trazer o resultado esperado.

Para conservar a autonomia do idoso, é imprescindível que os cuidados sejam tomados desde a juventude, como atenção à saúde, cuidado com a alimentação, prática de exercícios físicos e para o cérebro. Essas ações ajudarão a diminuir os riscos e postergar o aparecimento de doenças como a demência, por exemplo.

É muito importante para o idoso se manter ativo e autossuficiente porque, após longos anos de produtividade, é difícil para a pessoa compreender que ela possui algumas limitações físicas ou até mentais. A perda da independência gera uma pressão emocional muito grande e, por isso, devemos sempre buscar soluções para evitar as emoções negativas e a sensação de inutilidade e angústia.

Foi pensando na autonomia do idoso e a sua importância que elaboramos o texto de hoje. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra quais atividades contribuem para a autonomia do idoso!

Quais atividades contribuem para a autonomia do idoso?

A autonomia do idoso pode ser conquistada e preservada através de práticas simples e cotidianas, como uma boa alimentação, estimulação do cérebro e prática de exercícios físicos. 

Como familiar, você deve estar sempre atento às limitações do idoso e buscar formas de fazê-lo se sentir útil e ter participação ativa no cotidiano. Tudo isso possibilita autonomia e independência ao idoso.

Entendido isso, você deve estar pensando, mas como potencializar essas atividades no dia a dia? Conheça agora algumas medidas que podem ajudar para a conquista da autonomia dos idosos:

  • Incentivar uma vida saudável

Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos traz uma infinidade de benefícios.

Idosos que não se alimentam corretamente estão mais sujeitos a desenvolver algumas comorbidades como pressão alta e diabetes. Ambas afetam diretamente a autonomia dos idosos. Uma alimentação balanceada, garante a presença de nutrientes que irão afastar e controlar doenças, garantindo mais energia e disposição na terceira idade.

Por sua vez, os exercícios físicos previnem doenças como depressão, auxiliam no metabolismo e aliviam sintomas de certas enfermidades. Com eles, o idoso será capaz de cumprir as tarefas diárias e manter a saúde em dia.

  • Promover a socialização

A solidão é um dos males mais prejudiciais para os idosos. Em alguns casos, pessoas que vivem muito isoladas tendem a desenvolver doenças como depressão e até mesmo demência e a ansiedade causada pelo isolamento é a responsável pelo declínio da habilidade cognitiva na terceira idade.

Nesse contexto, é fundamental que você estimule a socialização com o seu familiar idoso, não apenas com a família, mas também com com amigos e vizinhos. Atividades em grupo, como hidroginástica, clubes de artesanato ou visitas a ambientes como museus, reforçam a autonomia do idoso e contribuem para a qualidade de vida e bem-estar.

Residenciais para idosos, com uma boa infra-estrutura, assim como o Seniors Club, são uma excelente opção para idosos socializarem com segurança e se manterem ativos. 

  • Considerar as vontades do idoso

Para promover a autonomia do idoso não basta apenas incentivar que ele realize as tarefas diárias. Também é preciso respeitar e considerar as vontades que ele manifesta. Ouvir é fundamental nesse processo em busca de autonomia.

Tome cuidado para não tratar o idoso como incapaz ou até mesmo como criança, lembre-se de que ele merece um voto de confiança e a chance de fazer as suas próprias atividades, como escovar os dentes, tomar banho e cozinhar. Pequenas atitudes como essa contribuem para a autonomia do idoso e ainda são responsáveis pela melhora da autoestima.

Como o Seniors Club incentiva a autonomia do Idoso?

Aqui no Seniors Club temos o propósito de preservar e incentivar ao máximo a autonomia do idoso. 

Por isso, temos ambientes pensados para incentivar as atividades diárias de forma independente, áreas comuns para priorizar a socialização, academia para prática esportiva e cardápio balanceado que garanta todos os nutrientes necessários para uma boa ingestão de nutrientes.

Cientes de que as atividades devem ser sempre um “desafio”, obviamente atingível pelo idoso, separamos os hóspedes em função dos seus graus de fragilidade. Desta forma todos participam de atividades interessantes e estimulantes.

Nossa equipe é focada em garantir os melhores cuidados para os nossos hóspedes. Agende uma visita!

Recommended Posts