Saiba o melhor momento para procurar um geriatra


Quando a terceira idade se aproxima, surge uma pergunta fundamental. Devo procurar o geriatra? A resposta é sim, e o mais rápido possível!

Você já pensou em envelhecer com qualidade de vida? Sim, atualmente é possível envelhecer e manter uma boa qualidade de vida e bem-estar. Contudo, você precisa estar com a saúde em dia e manter o contato constante com o geriatra.

Consultar um especialista na terceira idade, o geriatra, é fundamental para aqueles que desejam o bem-estar após os 60 anos. Não deixe para procurar apenas em casos de dores ou sintomas avançados, o acompanhamento preventivo também é importante para uma velhice saudável.

Muitos se perguntam qual o momento certo para procurar um geriatra, não existe resposta certa, mas no texto de hoje vamos te ajudar a solucionar esse dilema!

Qual é o papel do geriatra?

O geriatra é o médico responsável e especialista em cuidados relacionados ao envelhecimento. Mas não confunda, o geriatra não substitui nenhum especialista específico como cardiologista e urologista, pr exemplo. Na verdade, ele deve trabalhar em conjunto com esses profissionais.

O médico geriatra faz o monitoramento geral dos pacientes, é ele quem vai ter um olhar mais amplo e analisar o caso como um todo, verificar quais medicamentos estão sendo ingeridos, adequar os cuidados necessários, entre outras coisas.

Entenda um pouco mais sobre o papel do geriatra:

Prevenir doenças

Quando procurado com antecedência, o geriatra é capaz de identificar e prevenir algumas doenças. Além de promover uma boa qualidade de vida ao longo do envelhecimento.

Promover qualidade de vida

A promoção da qualidade de vida e do envelhecimento saudável é um dos principais pontos da atividade do geriatra. Em alguns casos, o geriatra atende as pessoas que estão na fase final da vida. Nesses momentos, são eles os responsáveis por proporcionar qualidade e cuidados paliativos.

Ter uma visão ampla do paciente

Cada especialista possui um olhar focado em determinada área da saúde. Nessas situações, os médicos podem esquecer que os remédios que indicam podem reagir mal com o resto do organismo. Por isso, o geriatra é importante, analisa o paciente como um todo e organiza os medicamentos, atuando como um maestro.

Quando devo procurar um geriatra?

Não existe idade certa para procurar um geriatra, mas quanto mais cedo, melhor!

No Brasil, a terceira idade é definida a partir dos 60 anos, contudo é recomendado que a pessoa realize um acompanhamento médico, a vida toda, mas principalmente após os 40 ou 50 anos.

Após os 50 anos, o corpo começa a desenvolver o envelhecimento das células, assim, se torna mais suscetível ao aparecimento de doenças. Ao chegar nessa idade, é importante procurar um clínico geral e, dependendo dos resultados, continuar com acompanhamento de um especialista, o geriatra.

A procura precoce por cuidados e monitoramento permite que os médicos identifiquem situações e previnam complicações mais sérias. Quando o assunto é qualidade de vida, se precaver é sempre um cuidado importante.

Algumas pessoas adiam a procura por um geriatra por medo ou preconceito. Acreditam que consultar um geriatra é assumir que está envelhecendo. Mas acontece que nós vamos envelhecer de um jeito ou de outro, garantir um acompanhamento só irá te ajudar a envelhecer de forma mais saudável.

Não há solução mágica para o envelhecimento! O importante é chegar a terceira idade saudável e se prevenir para as possíveis complicações que virão a seguir. Por isso, não tenha medo, procure um geriatra e faça acompanhamento constante.

Aqui no Seniors Club contamos com uma equipe focada em garantir os melhores cuidados para o idoso e ser um suporte para o médico geriatra de nossos hóspedes! Agende uma visita!

Recommended Posts