Todos aprendemos durante nossa vida que é fundamental manter o corpo e a mente exercitados e sempre em movimento. Isso fica ainda mais evidente na “terceira idade”. 

A prática de atividades físicas para idosos é de extrema importância, pois além do fortalecimento do sistema imunológico, os exercícios também previnem o aparecimento de doenças crônicas, além de minimizar os impactos do tempo no processo de envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos.

Em outro artigo publicado aqui no blog do Seniors Club, listamos quatro principais hábitos para conquistar qualidade de vida na velhice. No texto de hoje, iremos apresentar cinco opções de atividades físicas para idosos.

Caminhadas

A caminhada é uma das mais tradicionais atividades físicas para idosos. Ela ajuda a prevenir ataques e problemas de coração, além de controlar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol. 

As caminhadas são benéficas pois ajudam a tonificar os músculos e fortalecer os ossos, controlando o peso e contribuindo para a melhora do sono e do bem-estar físico e mental.

Como é um exercício extremamente seguro, ela pode ser praticada por idosos de qualquer idade, e não necessita de novas habilidades para ser executada. No início, pode-se optar por caminhar distâncias curtas, com pouca velocidade, e ir aumentando progressivamente, de três a cinco vezes por semana.

Atividades aquáticas

A água pode ser uma boa aliada nas atividades físicas para idosos. Exercícios como natação e hidroginástica possibilitam movimentos que não causam impactos nas articulações e tendões. Pelo contrário, os potenciais benefícios vão desde a capacidade aeróbica até o aumento da força muscular e flexibilidade.

Assim como as caminhadas, as atividades aquáticas são bastante populares e seguras, causando impactos positivos também para o sistema respiratório e cardiovascular, pois ajudam a melhorar o estresse, aumentando a disposição para as outras atividades do dia a dia. Os exercícios realizados na água também melhoram a autoestima e a confiança, pois proporcionam que haja interação social do idoso com outras pessoas.

Alongamento

Um estudo publicado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) indica que pessoas com boa flexibilidade tendem a sofrer com menos dores e lesões musculares, especialmente na região lombar, além de aliviar a rigidez muscular e eliminar alguns tipos de desconfortos.

Por isso, o alongamento também é uma boa opção de atividades físicas para idosos, pois é o principal elo entre a vida sedentária e a vida ativa. Por ser um exercício que não exige aprendizagem, é uma opção simples e eficaz para melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida da pessoa idosa.

A atividade é recomendada especialmente para idosos que têm pouca mobilidade e algum tipo de limitação para esportes que exigem mais vigor. Outra vantagem do alongamento é que ele pode ser realizado juntamente com outro exercício, como a caminhada.

Dança

É difícil alguém que não goste de dançar, não é mesmo? Se leva jeito ou não, isso pouco importa, pois, além de ser um momento que proporciona diversão, a dança ajuda a manter o condicionamento aeróbico, a força muscular e a flexibilidade.

A dança é outra boa escolha de atividades físicas para idosos, pois ela também possibilita que o indivíduo alcance estados emocionais positivos, sendo esse o maior ganho trazido pela prática do exercício.

Essa melhora no estado emocional impacta diariamente na qualidade de vida do idoso, pois, além de exercitar a mente, aumenta a capacidade motora e auxilia no combate à depressão. O exercício pode ser realizado duas vezes por semana, inicialmente de 15 a 30 minutos, mas que podem ser aumentados progressivamente, com sessões de até 60 minutos cada.

Musculação

Por fim, a musculação é outra boa opção de atividade física para idosos. Isso mesmo, você não leu errado, pois engana-se quem pensa que o exercício é indicado apenas para pessoas mais jovens. 

Diversos estudos publicados apontam a musculação como sendo a atividade de maior potencial, pois ela possibilita o aumento da massa muscular e da força óssea, desde que, é claro, seja realizado com supervisão e de forma correta, também aliado à uma alimentação saudável.

O Seniors Club dispõe de uma academia de ginástica disponível para que o hóspede possa se exercitar no momento que ele quiser. O nosso residencial também conta com atendimento especializado de uma nutricionista, que irá cuidar de forma personalizada na alimentação do idoso, respeitando suas particularidades e necessidades nutricionais.

As atividades físicas para idosos são de extrema importância para garantir o bem-estar e a qualidade de vida deles. Nunca é tarde para começar algo novo, então, coloque em prática estes hábitos! 

O Seniors Club conta com um vasto time de profissionais multidisciplinares, que estão atentos diariamente à auxiliar na melhora da rotina de vida da pessoa idosa, que merece o que há de melhor! Agende uma visita e venha nos conhecer!

Recommended Posts