Colesterol na terceira idade: como controlar?

A saúde da pessoa idosa é um tema que sempre merece atenção, pois garantir que o ente querido tenha um envelhecimento saudável é uma das principais preocupações dos familiares. Por isso, é fundamental saber controlar o colesterol na terceira idade.

Manter os níveis baixos é um grande desafio para muitos idosos. Porém, é essencial que isso seja feito. Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 360 mil brasileiros morrem em decorrência do colesterol alto.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SBC) indicou que uma a cada 10 pessoas na terceira idade apresenta os níveis altos dessa gordura no sangue, além de outras condições, como hipertensão, diabetes ou má alimentação. 

Esses dados são extremamente perigosos, e por isso, é fundamental que você saiba como controlar o colesterol na terceira idade. Para te ajudar, preparamos este artigo completo. Siga a leitura!

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/obesidade-em-idosos-o-que-fazer/ 

O que é?

Antes de iniciarmos, vale uma rápida explicação. Apesar de estar presente em nosso cotidiano, você sabe realmente o que é o colesterol?

Ele é um tipo gordura presente no corpo de todas as pessoas, sendo importante para o bom funcionamento. Esse componente é encontrado no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. 

O corpo humano utiliza o componente para produzir hormônios como vitamina D, testosterona, estrogênio e ácidos biliares, que ajudam na digestão da gordura. 

Em geral, 70% do colesterol é produzido pelo próprio corpo, no fígado, enquanto os outros 30% são decorrentes da dieta. Por conta disso, refeições com muitos nutrientes oferecem riscos à saúde.

No caso do idoso, isso acaba sendo ainda mais perigoso, pois o processo de envelhecimento, naturalmente, acaba deixando a saúde da pessoa mais vulnerável. 

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/idosos-desnutridos-o-que-fazer/ 

Tipos de colesterol 

Existem dois tipos de colesterol, que são comumente conhecidos como “bom” e “ruim”: o HDL (alta densidade)  e o LDL (baixa densidade).

Vamos explicar como funcionam cada um deles:

  • HDL: ele é o “bom” colesterol, e serve para remover o componente das artérias e transportá-lo ao fígado;
  • LDL: ele é o colesterol “ruim”, e acaba sendo responsável por acumular gordura nas artérias, provocando o entupimento;
  • Colesterol Total: é a soma do HDL e do LDL, e serve para calcular como está o nível de gordura no corpo da pessoa.

Como dissemos anteriormente, o processo de envelhecimento traz uma série de particularidades ao corpo do idoso, e isso acaba refletindo diretamente no controle do colesterol.

Na melhor idade, o corpo já não desempenha as funções da mesma maneira. Isso acaba aumentando o risco de enfermidades, como problemas cardíacos. 

Por conta disso, é fundamental estar atento, e conhecer maneiras que sejam capazes de deixar baixo o colesterol do idoso.

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/como-evitar-que-o-idoso-se-alimente-de-forma-inadequada/ 

Causas e sintomas

Assim como outras doenças, o colesterol na terceira idade é uma doença silenciosa, e que não costuma apresentar sintomas. 

Caso haja dor no peito, palpitações ou falta de ar, isso pode ser decorrente de doenças causadas por conta do colesterol alto. Para identificar os níveis de colesterol, é necessário um exame de sangue.

Fatores genéticos também estão relacionados ao aumento no nível desta substância, mas em geral, existem algumas causas que são responsáveis, como:

  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Álcool.

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/disfagia-em-idosos-o-que-e-e-como-tratar/ 

Como controlar o colesterol na terceira idade?

Como citamos anteriormente, 30% do colesterol na terceira idade é proveniente da dieta. Por isso, para manter os níveis controlados é necessário que haja mudanças no estilo de vida da pessoa.

O sedentarismo é um dos fatores que contribuem para o aumento da gordura no sangue. Por conta disso, é de suma importância que o idoso adote a prática de exercícios físicos, como caminhadas, ginástica e musculação, por exemplo. 

Além da realização de atividades físicas, a alimentação deve ser alterada. A dieta da pessoa deve ser rica em “boas” gorduras, evitando o consumo de alimentos industrializados.

Frutas, verduras, legumes, peixes, aveia e soja são ótimas opções de substâncias para manter o colesterol do idoso em bons níveis. 

Alimentos ricos em ferro e fibras também desempenham uma função essencial. Em outro texto aqui no blog, falamos sobre a importância de um nutricionista para o idoso. Ele saberá identificar as necessidades individuais e preparar as refeições balanceadas com os nutrientes certos.

Existem medicamentos que são eficazes e ajudam na redução dos níveis de gordura no sangue e na sua melhor absorção. Porém, estas substâncias só podem ser receitadas por um médico especialista. Por isso, não deixe de fazer acompanhamentos periódicos. 

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/saiba-o-melhor-momento-para-procurar-um-geriatra/ 

Conclusão 

Ao longo desta leitura, você conheceu um pouco mais sobre como controlar o colesterol na terceira idade. Manter os níveis baixos é fundamental para que o idoso consiga ter saúde e um envelhecimento saudável.

É essencial que haja um equilíbrio entre o colesterol HDL e o LDL, pois caso o segundo esteja acima do recomendado, o idoso pode sofrer com uma série de problemas, como doenças cardiovasculares, que são extremamente perigosas.

A melhor opção para manter essa gordura controlada é adotar uma rotina saudável, com exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada. É essencial que o seu ente querido faça um acompanhamento com um médico e realize os exames periódicos.

O Seniors Club conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares, que está 24h à disposição do idoso, para atender às suas necessidades. 

As refeições são preparadas por um chef especializado com a supervisão de nutricionistas, que elaboram os cardápios de acordo com a exigência nutricional de cada hóspede.

Agende uma visita e venha nos conhecer. Somos o único residencial com presença médica todos os dias! 

Recommended Posts