[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1589578627707{margin-bottom: 14px !important;border-bottom-width: 2px !important;padding-bottom: 12px !important;border-bottom-color: #9bb91e !important;border-bottom-style: solid !important;}”]

Residenciais para idosos: por que, pra quem e quando escolher esse tipo de cuidado

[/vc_column_text][vc_column_text]Um residencial ou lar de idosos, é um local destinado à moradia, permanente ou temporária, para pessoas com 60 anos ou mais. Geralmente está associado aos cuidados de saúde, como atenção médica, enfermagem e abordagem de outros profissionais da área, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, entre outros.

São comumente conhecidos e chamados também de casa de repouso ou asilo, embora ambos os termos tenham conotação negativa. Enquanto “casa de repouso” nos remete a falta de atividades, a palavra asilo é frequentemente utilizada para se referir a instituições, geralmente de caridade, que atendem da melhor forma possível com recursos muito limitados.

Os residenciais para idosos mais atuais foram criados para permitir escolhas, preservar a dignidade, incentivar a independência e promover o bem-estar e a qualidade de vida do idoso. Para poder escolher a opção mais adequada para quem você ama, para quem o criou, ou até mesmo pra você, que não quer depender dos seus filhos e ao mesmo tempo se socializar com outras pessoas da sua idade e interesses, é importante conhecer pessoalmente as instituições e levar em conta alguns critérios que o auxiliem no processo de decisão.

Trata-se de uma decisão muito importante. Na hora de tomá-la é fundamental avaliar com cuidado todas as possibilidades. Considere a localização, os tipos de cuidados e modalidades de estadia oferecidos, o tipo de propriedade, o tamanho da acomodação, o profissionalismo da equipe assistencial e dos gestores, a grade de serviços e atividades oferecidas e, o mais importante, como você se sente ao conhecer o local.

Quem atende as famílias que chegam para conhecer os residenciais, percebe que as pessoas costumam chegar com muitas dúvidas e não sabem nem o que é necessário observar.

POR QUE um residencial para idosos?

Muitas vezes as possibilidades de cuidar em casa não existem ou já se esgotaram. Compromissos inevitáveis do dia a dia impedem muitos ou todos os outros membros da família de cuidar do idoso. E mesmo quando alguém o pode fazer, o estresse do cuidador familiar acaba sendo uma das principais razões para procurar por um bom residencial ou lar para o idoso.

O cuidador familiar, ansioso, estressado e cansado, não consegue aproveitar todas as suas potencialidades e acaba se tornando, mesmo sem intenção, ríspido e impaciente, gerando mais conflitos de relacionamento.

O residencial de idosos é ideal PRA QUEM?

Os residenciais ou lares de idosos, costumam ter estrutura para atender diferentes pessoas, com mais de 60 anos e com diferentes necessidades.

Em geral, é a pessoa idosa:

  • Saudável, com autonomia e independência, que deseja socializar com outras pessoas com quem se identifica, se beneficiar de diferentes “mordomias” como roupa limpa, serviço de quarto, comida gostosa, entretenimentos, atividades físicas, e/ou não depender dos seus filhos.
  • Que necessita de apoio para atividades da vida diária, como por exemplo tomar banho, alimentar-se, movimentar-se, vestir-se. Pesquisas recentes mostram que hoje no Brasil, 30% das pessoas idosas tem alguma dificuldade para realizar atividades diárias.
  • Com demência (nos seus variados graus e tipos).
  • Em recuperação cirúrgica
  • Que necessita de reabilitação
  • Com doenças crônicas e incapacidades

QUANDO considerar o residencial de idosos uma opção?

Alguns dos motivos que determinam o momento de procurar um bom residencial de idosos são:

  • Todos trabalham fora e não tem ninguém para ficar com o idoso
  • O grau de dependência aumentou e os familiares não dão mais conta
  • O idoso precisa de tratamento especializado
  • Mesmo se a família quisesse assumir um custo maior, a casa não comporta cuidadores contratados
  • Processo de desospitalização requerida pela família ou pelo plano/seguro de saúde
  • Quando o familiar precisa fazer viagens constantes
  • Estresse excessivo do cuidador familiar
  • Necessidade e/ou vontade por parte do próprio idoso de socialização e estímulo cognitivo

 

O Seniors Club é um residencial para idosos em Curitiba que foi projetado e construído especialmente para atendimento à terceira idade. Além de uma estrutura de alto padrão, nossos serviços são todos pensados no bem estar de nossos hóspedes, com assistência a saúde com profissionais multidisciplinares, atividades de entretenimento e lazer.

Acesse nosso site e agende a sua visita![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts