Sarcopenia: como evitar que essa condição atrapalhe a qualidade de vida do idoso.

O processo de envelhecimento costuma causar algumas mudanças no corpo humano. Até por conta disso, se manter ativo e ter uma boa massa muscular na terceira idade, é fundamental para que os idosos tenham sua saúde preservada. 

É natural que os idosos tenham perda dessa massa muscular. Segundo o Núcleo de Estudos Clínicos em Sarcopenia, a porcentagem dessa perda é de 1% a 2% ao ano. 

Isso não deve ser negligenciado, pois a falta dessa musculatura pode trazer muitos problemas para a vida da pessoa, aumentando, inclusive, as chances de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o AVC costuma atingir cerca de 17 milhões de pessoas no mundo, sendo que sua incidência é maior após os 65 anos. Ela também é a segunda maior causa de morte no mundo. 

Desse modo, é essencial que os idosos cuidem do seu corpo e saúde, para que haja mais bem-estar e qualidade de vida. Porém, algumas pessoas têm mais dificuldade para ganhar massa na terceira idade. 

Se esse for o caso do seu familiar idoso, saiba que existem métodos para ajudar a mudar este cenário! Quer saber como? Então, siga a leitura e confira este artigo que preparamos, com algumas dicas de exercícios que ajudam no ganho de massa muscular na terceira idade!

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/confira-5-opcoes-de-atividades-fisicas-para-idosos/ 

Impactos da perda muscular na terceira idade

Como dissemos no início do texto, é natural que o envelhecimento faça com que o idoso sofra com perda de massa muscular na terceira idade. Porém, isso não pode ser ignorado.

A perda da massa muscular é muito ruim, pois traz uma série de transtornos ao corpo da pessoa. A musculatura é diretamente responsável pelo equilíbrio corporal. Uma vez que há uma redução nessa massa, o idoso terá sua força reduzida. 

Com isso, existe uma maior probabilidade de haver quedas, as quais, já falamos em outro texto aqui no blog. No entanto, não se deve deixar de falar sobre elas, que são um dos maiores problemas enfrentados por pessoas na terceira idade.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem com quedas todos os anos. Elas também são a terceira causa de mortalidade de pessoas com mais de 65 anos no Brasil. 

Entretanto, não são apenas as quedas que são um problema na vida dos idosos que sofrem com redução de massa muscular. Essa perda na força dos músculos afeta o dia a dia da pessoa, comprometendo até mesmo as mais simples atividades diárias. 

Tudo isso acaba levando a uma perda na flexibilidade dos músculos, que por consequência, compromete os ossos do corpo, aumentando a possibilidade do desenvolvimento da osteoporose.

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/osteoporose-em-idosos-como-prevenir/ 

O que é sarcopenia?

Como vimos nos tópicos anteriores, essa redução da massa muscular na terceira idade é um resultado do processo de envelhecimento. Cientificamente, essa condição tem um nome: sarcopenia.

Ela consiste na perda dessa massa muscular, além da força. Essa situação é muito comum, e costuma afetar tanto homens quanto mulheres, já a partir dos 40 anos de idade, quando ela afeta de 3% a 5% das pessoas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Apenas a título de curiosidade, uma pessoa jovem e que seja sedentária, perde cerca de 14 gramas de músculo diariamente, enquanto uma pessoa idosa sofre com a perda de 95 gramas diários. 

Além do envelhecimento, existem outras situações que podem desencadear em um quadro de sarcopenia em idosos. 

Entre elas, estão alterações hormonais e fisiológicas, processos infecciosos ou inflamatórios, traumatismos e câncer, assim como o sedentarismo e a má alimentação. Todas essas circunstâncias podem ocasionar a perda de massa muscular na terceira idade. 

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/como-ganhar-e-nao-perder-massa-muscular-na-terceira-idade/ 

Como evitar a sarcopenia em idosos?

Infelizmente, por mais cuidados que o idoso tenha, a perda na musculatura irá ocorrer, pois, como já frisamos anteriormente, ela é um processo natural da terceira idade.

No entanto, não significa que não é possível criar meios para manter os músculos funcionando corretamente, evitando que haja problemas de força, flexibilidade e mobilidade do idoso. 

Para isso, não se deve abrir mão de uma alimentação saudável e balanceada! Já falamos por aqui sobre a importância que um nutricionista tem na vida do idoso. Não seria diferente na prevenção da sarcopenia.

O consumo de proteínas é essencial para que haja manutenção e ganho de massa muscular na terceira idade. Dessa forma, é essencial ingerir proteínas, pois elas são a principal maneira de manter os músculos funcionando corretamente. 

Os suplementos alimentares também são uma ótima opção para manter a massa muscular na terceira idade, pois alguns idosos têm mais dificuldade de consumir certas quantidades de substâncias. 

Porém, essa suplementação só deve ocorrer com a supervisão de um médico, pois somente ele saberá definir a quantidade correta, e que atenderá às necessidades individuais do idoso. 

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/vitaminas-para-idosos-confira-o-que-nao-pode-faltar-no-cardapio/ 

3 exercícios que ajudam no ganho de massa na terceira idade

É claro que a prática de atividades físicas também é indispensável para a manutenção da massa muscular na terceira idade! Como este é o tema central deste artigo, não poderíamos deixar de falar sobre elas em um tópico específico.

Dessa maneira, separamos 5 dicas de exercícios que irão ajudar a manter a massa muscular em idosos. Confira a seguir:

  1. Musculação 

Esse é um clássico de atividade física, talvez a mais comum entre elas. Até por isso, é uma ótima opção de exercício para ajudar o idoso a ganhar massa muscular na terceira idade.

Pelo fato de possuir um leque de exercícios diferentes, que aliam variados pesos e aparelhos, o idoso consegue trabalhar muitos músculos do corpo, adaptando com aquilo que é ideal ao seu corpo. 

Além de deixar os músculos mais fortes e firmes, a musculação também relaxa e condiciona o corpo, o que contribui para a realização das atividades cotidianas. 

  1. Hidroginástica

A água também é uma grande aliada no ganho de massa muscular na terceira idade.  Em outro texto, falamos sobre a hidroterapia para idosos, que também ajuda na manutenção e fortalecimento muscular.

A hidroginástica é parecida com ela, porém, utiliza exercícios físicos para aumentar o condicionamento físico do idoso, o que também contribui para o ganho de massa muscular. 

Pelo fato de não precisar de tanto esforço aeróbico, ela também pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada pessoa. Além de fortalecer o corpo, a hidroginástica melhora o equilíbrio, diminui a ansiedade e combate o estresse. 

Por ser realizada em grupos, ela também contribui para que o idoso socialize com outras pessoas, o que é essencial para sua saúde mental. 

  1. Pilates

Por fim, outro exercício excelente para ajudar no ganho de massa muscular na terceira idade é o pilates

Uma das mais completas atividades físicas, ela tem como objetivo, buscar o controle dos músculos do corpo, para fortalecer sua musculatura e melhorar sua flexibilidade. 

Assim como a musculação e a hidroginástica, o pilates também pode ser trabalhado em aparelhos ou como exercício solo, proporcionando variados movimentos, que podem ser adaptados às necessidades de cada idoso. 

Para os idosos que têm mais dificuldade em ganhar massa magra, ela é um exercício muito completo, pois também auxilia a ter uma melhor capacidade pulmonar, além de reforçar as articulações do corpo, dando mais equilíbrio físico.

Existem outros exercícios que são igualmente excelentes para que o idoso ganhe massa muscular, como é o caso da caminhada, da ginástica e da dança. Todos eles trazem inúmeros benefícios para a saúde do idoso. 

Porém, eles devem ser realizados com a supervisão de profissionais especializados, pois somente eles saberão coordenar corretamente os movimentos, auxiliando o idoso na execução e impedindo que ele sofra lesões decorrentes da prática errada do exercício físico.

Leia também: https://www.seniorclube.com.br/blog/fisioterapia-na-terceira-idade-o-que-e-para-que-serve-e-quais-os-beneficios/ 

Conclusão 

Ao longo desta leitura, você pode entender um pouco mais sobre os motivos que levam à perda da massa muscular na terceira idade, além de dicas para evitar que isso ocorra.

Apesar de ser um processo natural, não se deve negligenciar a redução da massa muscular por parte dos idosos, pois ela afeta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas.

Não basta apenas ter uma alimentação saudável. A prática de exercícios, como os que citamos neste texto, são ótimas ferramentas para que haja esse ganho de massa muscular na terceira idade. 

No entanto, independente de qual seja a atividade escolhida, é seguramente importante que haja a supervisão médica ou de um profissional da área, pois se o exercício for realizado da forma errada, o idoso poderá sofrer lesões que podem até mesmo, ser irreversíveis.

Aqui no Seniors Club, nós contamos com uma equipe completa, formada por profissionais multidisciplinares, e que são capacitados para atender às individualidades de cada idoso!

Temos serviços de alto padrão, que aliados à alimentação e a prática de atividades físicas, contribuem para que o idoso tenha mais bem-estar e qualidade de vida.

Agende uma visita e venha nos conhecer! 

Recommended Posts